sábado, 5 de julho de 2008

Hemácias




Hemácias
No ser humano, as hemácias ou eritrócitos (eritro = vermelho + cito = célula) são células discoidais, bicôncavas e altamente especializadas no transporte de gases. São anucleadas, têm curta duração (cerca de 120 dias) e seu número médio é de 4,5 a 5,5 milhões po mm³ de sangue. Esse número varia bastante, dependendo de fatores internos (anemias) e externos (altitude). As baixas tensões de oxigênio nas grandes alturas estimulam a maior produção de hemácias, cujo número em circulação pode quase dobrar em algumas semanas. O organismo mantém, assim, sua capacidade de capturar uma taxa adequada de oxigênio, uma vez que as hemácias são as portadora de hemoglobina, o pigmento responsável pelo transporte desse gás para os tecidos.
A membrana das hemácias é frágil, podendo se romper pela ação de fatores mecânicos, químicos e osmóticos, É a chamada hemólise, facilmente observada ao microscópio, pingando-se água destilada (solução hipotônica) numa gota de sangue fresco. Em soluções hipertônicas (mais concentradas), as hemácias perdem água e se enrugam.

Hemoglobina
A hemoglobina é um pigmento formado por um ''radical heme'' , contendo ferro, responsável pela cor vermelha, e pela ''globina'' , uma proteína simples. Muitos milhões de moléculas de hemoglobina ficam distribuidos homogeneamente por todo o citoplasma de uma hemácia, pode, assim, captar os gases respiratórios que atravessam a sua delicada membrana plasmática. A hemoglobina forma com esses gases compostos ''instáveis'', ou seja, pode recebê-los e doá-los com facilidade. Temos então:

Hemoglobina + O2 (oxigênio) ---------> oxiemoglobina ( instável )
Hemoglobina + CO2 (gás carbônico) --------> carboemoglobina ( instável )

Com o monóxido de carbono ( CO ), no entanto, a hemoglobina forma um composto estável, ficando bloqueada para o transporte de oxigênio. Podendo causar a morte do indivíduo.

Hemoglobina + CO --> carboxiemoglobina ( estável )

Um comentário:

~> Química <~ disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.